Seg à Sex: 9:00h - 18:00h contato@sdwforall.com
Banner Blog SDW
25 Outubro 2020

Como o mercado está investindo em Responsabilidade Social Empresarial?

Não é novidade que mais e mais empresas estão investindo em se tornarem responsáveis e sustentáveis. Desde pequenas empresas até grandes multinacionais, a busca por investir em Responsabilidade Social Empresarial (RSE) pode trazer várias vantagens para imagem e fidelidade do negócio.

Ter um plano de negócio específico e pensar à longo prazo são dois pontos importantes para se levar em conta quando um empresa busca implementar projetos de RSE. A busca ativa de consumidores por empresas responsáveis, que tenha ações, institutos ou revertem parte de seu lucro para projetos, especialmente sociais e ambientais, é um dos fatores que levaram a Responsabilidade Social Empresarial se tornar um assunto importante na última década.

Levar funcionários para trabalharem um dia em uma ONG já não é mais suficiente para posicionar a empresa como “responsável”. Já existem métricas e empresas especializadas em auditoria de ações de RSE. Muitas vezes, os projetos apoiados tem a ver com o produto ou serviço vendido pela empresa ou com ações que, após um estudo sobre a persona e o público-alvo, são importantes para o consumidor. Tudo é pensando de maneira estratégica, com profissionais especializados e levando em consideração o que é esperado do negócio e todos os benefícios que podem surgir com essa implementação da RSE.

Você já deve ter visto propagandas ou anúncios do mais novo projeto para ajudar a floresta Amazônica de uma grande multinacional ou um novo produto que reverte 100% do seu faturamento para uma ONG que ajuda pessoas em condição de rua. Todas essas ações foram pensadas para contribuir com a Responsabilidade Social Empresarial do negócio. Quer entender melhor como funciona essa implementação? Aqui estão três exemplos de como o mercado está investindo em RSE.

Santander
O banco Santander tem 4 frentes de RSE: posicionamento, gestão de atividades, negócios socioambientais e sociedade, todos buscando “apoiar a sociedade brasileira na sua transformação para o Brasil do Século XXI”. Desde 2011, integram o Índice de Sustentabilidade Empresarial e estão entre as melhores empresas para trabalhar de acordo com o Great Places to Work desde 2016. O banco comprometeu-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e tem um portfólio de financiamentos para projetos de energia renovável, redução de emissões e redução do consumo de água e energia. Além dessas ações, as decisões e investimentos do banco são todos pensados levando em consideração ética e sustentabilidade, que permeia os processos e relacionamentos da empresa.

Natura
Entre outras ações pensadas pela marca, existe o Instituto Natura, que busca "criar condições para os cidadãos formarem uma Comunidade de Aprendizagem". Em suas iniciativas, está a educação para consultoras de Beleza Natura, o apoio à escola digital e em tempo integral e uma área inteira dedicada à produção de conhecimento e pesquisa na área de educação. A marca estimula "a colaboração para que o ambiente da educação pública seja fértil e propício para a incorporação de inovações, favorecendo que cada estudante alcance seu pleno potencial de aprendizagem."

Pedigree
A marca trabalha com ações sociais para adoção, com o projeto Adotar é tudo de bom. Parte das vendas são destinadas a 150 ONGs e protetores de milhares de cães resgatados. Através do programa, também possível adotar um animal de estimação ou ser voluntário em uma das organizações parceira. Eles também incentivam a doação e a divulgação do projeto, além de organizar eventos beneficentes em prol da causa.

Esses são apenas três exemplos de investimento em responsabilidade social empresarial. Sua empresa pode ser uma história também! Conheça nossos produtos e torne-se um case de sucesso!