Seg à Sex: 9:00h - 18:00h contato@sdwforall.com
Banner Blog SDW
08 Novembro 2020

Por que investir em comunidades rurais?

Você sabia que a região nordeste possui o mais alto percentual de população vivendo em zonas rurais do Brasil? De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2015, o Nordeste possui 26,88% de seus habitantes residindo em zonas rurais, enquanto a média nacional é de 15,28%.

Quando olhamos para o saneamento e acesso à água na região rural, a discrepância é ainda maior. Apenas 20% dos domicílios possuem uma rede geral ou fossa séptica e manejo de resíduos sólidos coletado de maneira direta ou indireta por serviços de limpeza. Em relação ao acesso à água, 50% sustentam-se através de poços sem canalizações, carros-pipa ou outra formas.

Os dados sobre educação também apresentam um pouco da situação vivida em comunidades rurais: são apenas 5% das escolas com a acesso à rede esgoto e 27% com acesso à rede de água. No Brasil rural, apenas 28% das escolas tem coleta de lixo e 84% têm acesso à rede de energia.

Foi observando essa situação inquietante que SDW for All desenvolveu o Aqualuz, nosso produto que filtra água de cisternas com ajuda da luz solar. Anna Luisa, CEO e idealizadora, começou a desenvolver esse projeto com 15 anos, sempre movida pelo desejo de democratizar o acesso à água potável e saneamento básico. São 7 anos de aperfeiçoamento, com 300 famílias beneficiadas e 87 milhões de copos de água gerados.

O Aqualuz já foi implementado em 18 municípios em 5 estados do Nordeste, atingindo 25 comunidades e quase 2 mil pessoas. Uma das cidades beneficiadas foi Bom Jesus da Serra - BA, na comunidade Sambambaia e Mumbuca. Gulane Nascimento, moradora da comunidade, nos conta um pouco como foi a experiência de ter a implantação do Aqualuz:

Existem mais comunidades como Sambambaia e Mumbuca que precisam de suporte e investimento no acesso à água e saneamento. Escolher investir nelas é muito simples: basta adquirir um dos nossos produtos! Conheça mais nossa proposta e junte-se à mudança!