Seg à Sex: 9:00h - 18:00h contato@sdwforall.com
Banner Blog SDW
12 Julho 2020

Qual a importância de investir em um projeto social?

Em uma pesquisa realizada pela Cone Communications, 91% dos consumidores entrevistados esperam que as empresas atuem de forma socialmente sustentável, principalmente em questões ambientais e sociais. Fazer uma doação anual a uma ONG ou levar os funcionários para alguma ação social já não é mais suficiente. Consumidores passaram a buscar ativamente por empresas que atuam com responsabilidade social e a cobrar aquelas que não estão pensando nessa questão.

Você provavelmente já ouviu o termo "Responsabilidade Social Empresarial", mas será que realmente compreende o que é e qual a importância de investir em projetos sociais? Diferente do que muitos pensam, responsabilidade social empresarial, ou apenas RSE, não se trata de um programa assistencialista realizado por empresas em ONGs, fundações, escolas, etc. Nesse texto vamos entender um pouco mais o que é e como sua empresa pode se tornar mais responsável socialmente.

O que é Responsabilidade Social Empresarial?

Um investimento social privado é o repasse voluntário de recursos de forma planejada, monitorada e responsável. E porque ele é diferente de uma ação assistencialista? Pelo simples fato de buscar ações a médio e longo prazo, que possam impactar uma comunidade ou um grupo de pessoas de maneira consistente. É uma estratégia que busca resultados sustentáveis de transformação social, com participação ativa da comunidade no desenvolvimento da ação.

Outra grande diferença de programas assistencialista é que a RSE é sempre alinhada aos valores da empresa. A escolha do projeto, da comunidade, a maneira como é implementado e os recursos utilizados são relacionado aos princípios e missão da empresa. É um plano de negócios paralelo ao plano de negócios principal.

90% dos consumidores boicotam uma empresa que apresente comportamentos irresponsáveis ou antiéticos e 84% procuram produtos de empresas socialmente responsáveis, de acordo com a mesma pesquisa da Cone Communication. Esses dados comprovam a mudança de pensamento dos consumidores sobre responsabilidade social: um investimento não pode ser um ato filantrópico usado para marketing. Ele deve ser com propósito, responsável, ético e de longo prazo.

Seguindo essa mudança de pensamento dos consumidores, as empresas passaram a usar uma lógica de buscar valor em investimentos que não serão traduzidos no próximo balanço financeiro, mas que vão melhorar a reputação, atrair mais consumidores e colaboradores e construir confiança e resiliência na marca, principalmente em tempos de crise.

Um exemplo muito consistente de implementação da RSE é a Ambev. A empresa baseou suas estratégias em 2 pilares: sustentabilidade e educação. Na frente de sustentabilidade, é levado em conta principalmente o consumo consciente, desenvolvimento, redução de consumo de água e resíduo zero. Já na estratégia de educação, a empresa apoia projetos focados em liderança e empreendedorismo.

Nas duas estratégias, a empresa utiliza a colaboração de seus funcionários, com práticas de sustentabilidade, redução da produção de lixo e substituição de matérias-primas menos poluentes em suas fábricas. O voluntariado também é um fator importante. Consumidores e colaboradores podem buscar ajudar no dia-a-dia de escolas e fundações. Todas essas ações foram pensadas para posicionar a empresa em duas questões sociais em voga, além de trazer uma sensação de contribuição e responsabilidade na mudança para seus consumidores.

Quais são os desafios e como você pode começar a ser mais responsável?

Como qualquer estratégia, a RSE também possui seus desafios. Um exemplo claro é a necessidade de mudança na identidade da marca para agir a favor do novo posicionamento em relação ao que ela defende. Com a pandemia, muitas empresas mudaram a logomarca ou partes do seu branding, já que é um tema sensível que atingiu todo o globo e ainda não possui uma cura e um caminho claro.

Mercado livre mudou a sua logo e posicionou sua marca a favor do isolamento social durante a pandemia
Mercado livre mudou a sua logo e posicionou sua marca a favor do isolamento social durante a pandemia

Mercado livre mudou a sua logo e posicionou sua marca a favor do isolamento social durante a pandemia

A cultura organizacional também pode ser afetada, principalmente ao mudar hábitos do escritório e dos colaboradores. Banir o uso de plástico, incentivar o sistema de caronas, ter um espaço para estacionamento de bicicletas são exemplos de ações que muitas empresas passaram a fazer para se posicionar em relação a questões ambientais. Para realizar essa mudança, é necessário um esforço diário e contínuo de todos, principalmente dos líderes, para que esse plano saia do papel e seja inserido na rotina da empresa. Buscar adequar sua cultura organizacional para um posicionamento socialmente responsável pode ajudar a aumentar a produtividade, engajamento e treinamento dos seus colaboradores.

Sua empresa também pode se engajar e se posicionar contratando os serviços da SDW. Somos um negócio de impacto social que busca mudar a vida de bilhões de pessoas no mundo que sofrem sem acesso à água e saneamento. Nós da SDW acreditamos que a água é o veículo de mudança necessário para que bilhões de pessoas tenham dignidade. Por isso, o nosso trabalho já impacta a vida de milhares de brasileiros e deu a eles uma melhor qualidade de vida. Afinal, não existe vida sem água.