Seg à Sex: 9:00h - 18:00h contato@sdwforall.com
Diagnóstico

Diagnóstico

Essa é a primeira etapa essencial para que a SDW possa conhecer a comunidade, entender as suas reais necessidades. Nossa equipe de especialistas faz um diagnóstico de todos os problemas da comunidade em ordem de relevância. Dessa forma, o projeto é moldado de acordo com esse levantamento de dados iniciais, coletados através de uma visita de campo, onde todas as famílias que serão beneficiadas são mapeadas e cadastradas. Assim, o cliente pode escolher a melhor solução para as comunidades com todos os dados em mãos.

Capacitação

Dentro do projeto social da SDW, a primeira etapa pós-confecção das unidades, compreende a realização da capacitação das famílias para uso da tecnologia. Essa etapa é essencial para que todas as informações acerca da solução sejam repassadas com didática e clareza, de forma em que seja possível a gestão comunitária da tecnologia. Será realizada uma palestra para despertar a consciência dos beneficiários sobre a importância do manejo adequado dos recursos hídricos, enfatizando os benefícios da água potável para o consumo humano, o acesso ao saneamento básico e gerenciamento de resíduos sólidos. Para tanto, faz-se necessário a disponibilização de espaço arejado com capacidade suficiente para acomodar os representantes de cada família selecionada, equipada com mesas, cadeiras e recursos de audiovisuais próprios para apresentação de vídeos.

Capacitação
Implantação

Implantação

Após a capacitação, dá-se início a implantação da solução, que será realizada em conjunto com a comunidade. A equipe técnica da SDW direciona-se para cada residência previamente cadastrada para realizar a implantação em conjunto com as famílias, de forma que elas possam aprender de forma prática como realizar todo manuseio do equipamento na prática. Além da implantação realiza-se em paralelo uma nova capacitação resumida com aplicação prática, reforçando todo o conhecimento da etapa anterior realizada com toda comunidade.

Monitoramento

A etapa de monitoramento in loco das unidades será realizada após um período determinado pela contratante (em média de 6 meses ou 1 ano), e tem o objetivo de acompanhar e analisar junto às famílias fatores pertinentes ao projeto. Busca-se analisar a aderência ao uso do equipamento, possíveis problemas que tenham surgido durante este período. Também identificamos se os cuidados necessários com o equipamento estão sendo feitos, e reforçamos informações transmitidas às famílias durante as fases de capacitação e implantação. No monitoramento serão realizadas também novas análises de água, em amostragem, para confirmar a comunidade e aos contratantes a plena eficiência do equipamento (se for para tratamento de água), quando utilizado seguindo todas as recomendações. Serão destinados membros da equipe SDW, de formação técnica na área para execução dos serviços e mapeamento de resultados comparativos com o cenário inicial das comunidades antes da aplicação da solução.

Monitoramento
Relatório de Impacto

Relatório de Impacto

Após a coleta de todos os dados das etapas anteriores em relatórios preliminares, será elaborado pela equipe multidisciplinar da SDW um Relatório de Impacto, com os Indicadores baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis. Esse documento será entregue 1 meses após o encerramento do monitoramento.